Parque Natural de Sintra
- June 29, 2021
- Destinos
Sintra, também conhecida por “Colina da lua”, está classificada como Património Mundial pela UNESCO. Este local nasce da fusão entre natureza e arquitetura. O “Palácio Nacional de Sintra” com as suas duas distintas chaminés está localizado na praça principal e pode ser visto da maior parte dos locais, em redor. Construído no início do século XIV foi residência de férias de verão de muitos reis da história de Portugal. Tem a curiosa particularidade de cada quarto ter uma decoração única e contar uma história diferente.
A seguir, aconselhamos a visita ao “Palácio e Quinta da Regaleira” que ostenta uma impressionante decoração. Apesar de ter sido construído alguns séculos depois ( séc.XIX) , este palácio parece, surpreendentemente, mais velho , embora, cheio de referências macónicas.
Se fores a Sintra, não deixes de procurar os becos e visitar os jardins. Ficarás encantado com as paisagens e vistas de mar a partir do “Castelo dos Mouros”. Começou a ser construído no séc VIII, não terá sido acabado antes do séc. IX e depois estendido até à Reconquista. Este impressionante Palácio testemunha a presença islâmica na região.
Paisagem e Santuário Património Mundial
No topo do santuário botânico podes encontrar o Palácio mais romântico de Portugal “O Palácio
da Pena”. O marido da rainha D. Maria II, Rei Fernando de Saxe-Coburgo e Gotha, criou, ele próprio, o projeto deste Palácio .
Destaques a não esquecer incluem o “Parque de Monserrate”. Este Palácio gótico , tal como, o seu Convento dos Capuchos foi construído no séc.XVI dentro dos ditames de pobreza da Ordem de S. Francisco de Assis. Contrasta, pois, com os luxuosos palácios que terás visitado até aí.
Cultura e eventos
O Museu arqueológico de São Miguel de Odrinhas merece bem a tua visita. Empoleirado no cimo da colina tem uma incrível coleção de epígrafes com mais de dois mil anos.
Todos os verões, tem lugar o Festival de Sintra com concertos e danças de música clássica espalhados por toda a Sintra, Palácio da Pena e Centro Cultural Olga Cadaval.
No teu regresso a Lisboa, convidamos-te a dar uma olhadela pelo Palácio Nacional de Queluz, outro sumptuoso palácio do séc. XVIII, em estilo rococó. Não percas o espetáculo da Escola Portuguesa de arte equestre!